O Repertório do Designer PRO

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Um item muito importante na carreira de um designer profissional (seja qual área de atuação for), e que faz toda a diferença na hora de criar,  é  o repertório.  Mas você pode estar se perguntando, o que é repertório de fato, para um designer?

 

 

Vamos a uma definição:

“Repertório se refere ao nível de conhecimento do receptor, o seu nível cultural, a sua instrução; é todo conhecimento armazenado, que modifica e confirma os ideais do ser. Assim, o ser pode ser definido por uma ideologia, pelas experiências, pelas ações, enfim, pelo repertório individual” (wikipedia).

 

Trocando em miúdos, é tudo que você absorve. O seu repertório é formado pelas suas experiências de vida, seu estudo, suas referências, os livros que lê, os filmes que vê, as músicas que escuta, os amigos que convive, e etc.

 

E ter um vasto repertório, absorvendo culturas diferentes, visões diferentes, credos diferentes, faz sim de você um melhor designer. A bagagem cultural auxilia o designer a desenvolver um olhar mais crítico e a ter base para fazer diferentes trabalhos, dos mais diversos temas.

 

Sendo que isso torna-se ainda mais importante, para você que é designer freelancer, que faz seus freelas de forma individual. Veja bem, se você é limitado culturalmente, se busca e absorve pouca informação, o resultado do seu trabalho também será limitado, será mediano para baixo.

 

Durante sua carreira, pode (e provavelmente irá ocorrer), a situação de você se deparar com um tema do qual não domina, ou nunca ouviu falar. Isso é normal, pois ninguém sabe de tudo. Mas isso é amenizado, se você for algum bem instruído, se for bem capacitado e ter um vasto conhecimento em diversos temas e áreas.

 

Um bom designer além de dominar as ferramentas de criação e equipamentos, também tem quer ter um senso estético bem desenvolvido e isso se dá através de 3 coisas:

 

Este senso estético, formado pelo seu repertório lhe auxiliará a criar trabalhos mais adequados, com layouts, cores e elementos harmônicos.

 

Então da próxima vez que vc ver um layout, seja do que for, de shampoo, de algum alimento, de um material gráfico qualquer, pare por um segundo e análise esse layout, busque informação, que com certeza você aprenderá algo para usar em trabalhos futuros.

 

Até a próxima. Segue lá no insta pra mais conteúdos.

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